segunda-feira, 15 de junho de 2009
A medula é revestida pelas meninges, derivadas do mesênquima embrionário que circunda o tubo neural, meninge primitiva. A camada mais externa se espessa formando a dura-máter, enquanto que a mais interna permanece delgada, formando as leptomeninges (pia-máter e aracnóide). Inicialmente, as leptomeninges permanecem unidas, só depois é que começam a aparecer espaços, as trabéculas aracnóideas, entre elas. Tais espaços são preenchidos, a partir da quinta semana, pelo líquido cerebrospinal embrionário.
Um fato interessante do desenvolvimento embrionário da medula é a mudança de posição da mesma, no embrião, até o quarto mês de vida, medula e coluna crescem no mesmo ritmo. Entretanto, a partir do quarto mês, a coluna começa a crescer mais que a medula, especialmente em sua porção mais caudal. A medula acaba ao nível da segunda vértebra lombar em adultos e ao nível da segunda ou terceira vértebras lombar nos recém-nascidos.
Outro destaque é a mielinização das fibras nervosas. Ela se dá à medida que as fibras se tornam funcionais. Células da glia (oligodendrócitos na medula e células de Schwann nos nervos periféricos) enrolam suas membranas plasmáticas em torno dos componentes celulares neuronais, impregnando-os de mielina. A mielinização é importante porque cria um ambiente isolado eletricamente, contribuindo, assim, para uma melhor e mais rápida condução do impulso nervoso.
Posted by Camilla, Mayara e Sacha @ 19:15
4 Comments
-
Unknown said...
Parabéns pelo blog!!!!!
Espero que vcs continuem postando e divulguem esse trabalho...
Priscilla Costa - Enfermagem 2008.2
17 de junho de 2009 às 18:02
-
said...
Agora já tenho uma ideia de como isso funciona
rs
vinicius - enfermagem - 1º periodo
19 de junho de 2009 às 06:02
-
said...
gostei de mais
parabens
carla, enfermagem, 1º periodo
19 de junho de 2009 às 06:02
-
Camilla, Mayara e Sacha said...
Ufaaaaaaa
que bom que vcs estao gostando
vlw ai pelo apoio ta
mayara
enfermagem
3º periodo
19 de junho de 2009 às 06:03
<< Home
Postar um comentário